sábado, 18 de fevereiro de 2012

Formatos


Quando estiver jogando Magic: The Gathering, você perceberá que há diferentes formatos (maneiras de jogar)! Os formatos incluem regras para o número de jogadores, cards que você poderá usar e como você constrói seu deck. Cada formato está projetado para você aproveitar Magic de uma forma diferente!


Limited (ou limitado)

Nesses tipos de formatos os jogadores recebem dos organizadores decks e/ou boosters (pacotes de cartas aleatórias) e devem montar um deck para o torneio num tempo limitado, com as cartas disponíveis. Estes decks devem ter no mínimo 40 cartas. São torneios Limited os seguintes formatos:

Booster Draft: Oito jogadores sentam-se em uma mesa, onde cada um abre um booster, escolhe uma carta, e passa o restante para o jogador do lado, até todos pegarem as cartas. Depois, repete-se o movimento com outros dois boosters. Então, os jogadores montam um deck com as cartas obtidas.

Rochester Draft: Dessa vez, oito jogadores sentam-se em uma mesa, onde um booster é aberto e colocado à frente de todos na mesa. Cada jogador até o oitavo então escolhe uma carta, quando o oitavo pega uma segunda carta, e o processo volta até o segundo jogador. O processo é repetido todas as vezes, quando então os jogadores montam um deck com as cartas obtidas.

Sealed Deck: Cada jogadores tem que construir um novo deck com seis boosters de uma mesma ou diferentes coleções abertos na hora.


Constructed (ou construído)

Nestes tipos de formatos os jogadores deve competir com seu próprio deck, que deve estar montado antes do início do campeonato. Cada deck terá no mínimo 60 cartas, utilizando até no máximo 4 cartas repetidas, exceto terrenos básicos. São torneios Constructed os seguintes formatos:

Standard (ou Padrão) é um formato com rotações no qual você constrói decks utilizando cards das coleções mais recentes e pode ter uma lista própria de cartas banidas.

• Pioneer (ou Pioneiro) é um formato que permitidas todas as expansões a partir da Retorno a Ravnica (Return to Ravnica), edição especial lançada para o formato Pioneer e há uma lista própria de cartas banidas.

• Modern (ou Moderno) é um formato que permitidas todas as expansões a partir da Oitava Edição, edição especial lançada para o formato Modern e há uma lista própria de cartas banidas.

• Brawl (ou Brigaé um formato que mistura de Standard e Commander. Neste formato, você usará cards válidos no Standard para construir um deck no estilo Commander, em torno de uma criatura Lendária ou de um Planeswalker. Tendo 100 cartas no deck, com 25 pontos de vinda, partida única, incluindo um mulligan livre.


Eternal (ou Eterno)

Semelhantes aos torneios Constructed, a diferença é que nestes formatos eles jamais se rotacionam, ou seja, uma expansão que pertença a um formato eterno jamais deixa de estar nele. Também pedem decks com um mínimo de 60 cartas, utilizando até no máximo 4 cartas repetidas, exceto terrenos básicos. São torneios Eternal os seguintes formatos:

• Pauper (ou Pobre) é um formato que são permitidas todas as expansões e edições válidas em torneios sido lançados na raridade comum em uma coleção ou produto e há uma lista própria de cartas banidas.

• Vintage (ou Raridade) é um formato que são permitidas todas as expansões e edições válidas em torneios e há uma lista própria de cartas banidas.

• Legacy (ou Legado) é um formato que são permitidas todas as expansões e edições válidas em torneios e há uma lista própria de cartas banidas.


Casual Multiplayer (ou Informal Multijogador)

Semelhantes aos torneios Constructed, a diferença é que nestes formatos eles jamais se rotacionam, ou seja, uma expansão que pertença a um formato eterno jamais deixa de estar nele. Este formato é para jogar com mais tres jogadores. Nestes tipos de formatos os jogadores teve construir o seu deck com 100 cartas, só podem usar um exemplar de cada card em seu deck, com exceção dos terrenos básicos, mas podem usar cards de toda a história de Magic.

• Commander (ou Comandante)

• Pauper Commander (ou Comandante Pobre)

• Oathbreaker (ou Perjuro)